O bem comum
O bem comum é o conjunto das condições da vida social que permitem, tanto aos grupos como a cada membro , melhores condições de vida às pessoas, capacitando-as para o caminho da igualdade social.
Sabe aquele sentimento bom de realizar uma atividade que te deixa feliz, que permite que você se sinta realizado? É assim que me sinto, quando participo, colaboro, apóio projetos e movimentos sociais.
Fui coordenador de Grupo de Jovens e coordenador Diocesano da Pastoral da Juventude, voluntário na escolinha do Exército de Salvação e no Grupo de Apoio a Criança.
Atualmente me esforço para conciliar os seguintes trabalhos comunitários:
– Movimento Contra a Cava Subaquática (Cava é Cova): grupo composto de estudantes, professores, entidades, pescadores, sindicatos, pesquisadores e ambientalistas que lutam contra um lixão tóxico no meio do manguezal.
– RENOVABR: um programa de formação da maior escola de formação de políticos do Brasil, que preparou milhares de cidadãos em todo o Brasil. Tivemos a oportunidade de ter aula com os maiores especialistas do Brasil. Ética, Finanças Municipais, Liderança, Inovação, Saúde, Educação, Planejamento Urbano foram alguns dos temas tratados com o objetivo de transformar pessoas comuns em políticos fora do comum.
– Embaixadores Politize: um programa de uma entidade chamada Politize que tem entre seus objetivos fortalecer a democracia e levar educação política de forma fácil e descomplicada a qualquer pessoa em qualquer lugar.
– Movimento Contra o Pátio de Caminhões na região do Jardim Casqueiro : não podemos permitir que o Porto de Santos fique com o lucro e Cubatão com os prejuizos da expansão portuária. A cidade que se orgulha de ser o símbolo mundial de recuperação ambiental não pode aceitar que este empreendimento seja implantado em área de preservação ambiental.
– Pastoral da Cidadania: braço da igreja católica que trabalha com temas ligados a fé e o exercício da cidadania. As principais atividades na diocese de Santos são a Semana da Cidadania, o Grito dos Excluídos e formações relacionadas ao voto consciente e a participação do cristão na sociedade.
– SOMECA (Sociedade de Melhoramentos do Jardim Casqueiro): representa os interesses do bairro e adjacências junto ao poder público além de promover ações sociais e culturais.
– ISACVP (Instituto Sócio Ambiental e Cultural da Vila dos Pescadores): entidade criada para defender o meio ambiente, a pesca artesanal os direitos dos moradores da Vila dos Pescadores.
E foi por participar neste monte de iniciativas que percebi que por mais que eu me esforce, o impacto das minhas ações sociais é limitado. Por outro lado, infelizmente, eu não me sinto representado no legislativo municipal, seja na questão dos princípios, dos valores, das prioridades, tão pouco na prática política, precisamos acabar com o “toma lá, da cá”.
As pessoas querem ter acesso aos serviços públicos sem ter que pedir favor a políticos, os cubatenses desejam conseguir um emprego e ter uma vida digna com o suor do seu rosto.
Por estes motivos e para dar voz aos movimentos sociais e ambientais da nossa cidade, que estou pré-candidato a vereador da nossa Rainha das Serras.